Vamos medir a produção cientifica

A cienciometria (também denominada cientometria) é um ramo da sociologia e da ciência da informação que procura estudar aspectos quantitativos da ciência e da produção científica, quer como uma disciplina quer como uma atividade econômica. Um dos principais pensadores a desenvolver a questão da cienciometria foi Derek de Solla Price.

Derek John de Solla Price (22 de janeiro de 1922 — 3 de setembro de 1983) foi um físico, historiador da ciência e cientista da informação, conhecido principalmente como o pai da cienciometria.  A cientometria é definida como o estudo das medidas e índices de avaliação da pesquisa científica. Tanto agências financiadoras públicas como empresas privadas têm utilizado medidas da cientometria para a escolha dos projetos que merecem investimentos.

Pra se obter esses dados referentes às publicações são aplicados alguns indicadores.

Número de trabalhos – Reflete os produtos da ciência, medidos pela contagem dos trabalhos e pelo tipo de documentos (livros, artigos, publicações científicas, relatórios etc.). A dinâmica da pesquisa em um determinado país pode ser monitorada e sua tendência traçada ao longo do tempo.  Número de citações – Reflete o impacto dos artigos ou assuntos citados. Coautoria – Reflete o grau de colaboração na ciência em nível nacional e internacional. O crescimento ou o declínio da pesquisa cooperativa podem ser medidos. Número de patentes – Reflete as tendências das mudanças técnicas ao longo do tempo e avalia os resultados dos recursos investidos em atividades de P&D. Esses indicadores determinam o grau aproximado da inovação tecnológica de um país.  Número de citações de patentes – Mede o impacto da tecnologia.  Mapas dos campos científicos e dos países – Auxiliam a localizar as posições relativas de diferentes países na cooperação científica global.

Fonte:  http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/21/43

 

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.