Mês do incentivo a leitura

Outubro é um mês com muitas datas especiais, se comemora no dia 12 o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida e marca as comemorações do Dia Nacional da Leitura, instituído através da Lei nº 11.899, de 8 de Janeiro de 2009. Além de todas essas datas importantes Outubro também e o mês internacional das bibliotecas escolares, e o Dia Nacional do Livro é outra data comemorada anualmente em outubro, mais especificamente no dia 29.

A biblioteca escolar tem um papel importante nesse caminho rumo à leitura, os alunos desde cedo… Leia Mais

Breve história das Bibliotecas

A palavra Biblioteca é de origem grega e significa “cofre de livros”, servia para a conservação dos livros, e também para abrigar todo o conhecimento e memória coletiva, registrada nos suportes materiais. Tida como um depósito de livros, aos quais nem todos tinham acesso, era um lugar místico que abrigava e aprisionava as informações.

Veio então à revolução industrial e, além de livros, as bibliotecas também começaram a abrigar os periódicos, e depois da Segunda Guerra Mundial, a grande explosão documental.… Leia Mais

Luís da Câmara Cascudo

No mês do Folclore, não podemos esquecer-nos de falar dele Câmara Cascudo o mais importante pesquisador da etnografia e do folclore brasileiro. Nascido em Natal, RN no dia 30 de Dezembro de 1898, foi um folclorista, historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. De posse de um jornal dado pelo pai, com nome A Imprensa ele escrevia numa coluna chamada de “Bric-A-Brac”, onde escrevia sobre gente e a cena cultural de Natal. Também colaborou com vários outros jornais de capitais brasileiras.

No ano de… Leia Mais

Mês do Folclore

A palavra Folclore vem de dois termos em inglês: Folk e lore, que o significado é povo e conhecimento. O termo folclore foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thomas, em medos do século XIX, e usado pela primeira vez no dia 22 de Agosto de 1885, num artigo publicado na revista The Athenaeu, e aplicou o termo fazendo referencia aos costumes, lendas, superstições dos tempos antigos.

O termo folclore como com conhecemos hoje no Brasil começou a ser usado na década 1930, quando a língua portuguesa sofreu uma reforma.

O folclore… Leia Mais

Análise sobre o Livro O triste fim de Policarpo Quaresma

Romance pré-modernista escrito por Lima Barreto, publicado pala primeira vez em folhetins, no ano de 1911 entre agosto e Outubro. Três anos depois em 1915 no Rio de Janeiro, a obra foi impressa pela primeira vez em livro.

Romance narrado em terceira pessoa, possui um narrador que não julga os fatos, deixando assim livre o leitor para assumir sua posição; ou de defesa ou de contrariedade. O narrador passa por papel de leitor de sua própria história, narrando e esperando os acontecimentos. Em discussões entre os personagens, … Leia Mais

Prêmio Jabuti 2017

Já estão abertas às inscrições para o Prêmio Jabuti, livros publicados em primeira edição, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016, poderão ser inscritos no prêmio até 18 de julho de 2017. O premio já esta na sua 59º edição.

O prêmio contempla 29 categorias que estão envolvidas em todas as áreas da criação e produção de um do livro, e nesse ano vem com novidades, incluindo duas novas categorias: “História em Quadrinhos” e “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”.

A escolha dos premiados é feita … Leia Mais

Flip 2017

Desde 2003, a Flip oferece todos os anos em Paraty uma experiência única, permeada pela literatura. Sempre em conexão com a cidade que a recebe, a festa é mais do que um evento, é uma manifestação cultural. Numa interlocução permanente entre as artes, propaga vivências focadas, sobretudo na diversidade.

Cada edição presta homenagem a um autor brasileiro – uma maneira de preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. Pensados pelo curador da festa, os eixos temáticos são… Leia Mais

Bandeirinhas na Biblioteca

As festas juninas como conhecemos hoje, na verdade era uma festa pagã que se iniciou no período pré-gregoriano, onde se comemorava a fertilidade da terra. Com a evangelização da Europa na Idade Média, o ritual pagão foi incorporado ao calendário cristão e ganhou um cunho religioso. Isso ocorreu, basicamente, por dois motivos, facilitar a catequese dos pagãos e esvaziar ideologicamente suas comemorações.

No Brasil as festas juninas homenageiam três santos católicos, Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João… Leia Mais

Melville Dewey o pai do CDD

Melville Louis Kossuth Dewey nasceu em 10 de dezembro de 1851. Era o caçula de cinco filhos. Foi um bibliotecário norte-americano. Viveu 80 anos, após janeiro de 1906, Melvil Dewey não parou totalmente de trabalhar na biblioteconomia, mas entrou em um estado de quase aposentadoria, pois não era mais o bibliotecário ativo de antes. Dewey morreu em 26 de dezembro de 1931 (Lake Placid, Nova Iorque) devido a um derrame cerebral, mas seu legado sobreviveu ao tempo e até hoje o sistema de classificação por ele inventado, a CDD, é … Leia Mais

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.