Remédio para ler.

Por Givanilda Maria – Bibliotecária CRB 8/9619

Que leituras e livros fazem bem, não é mais dúvida. Existem trabalhos científicos que comprovam os benefícios da leitura. Quanto mais cedo se tem contato com livros, melhor.

Sabemos da importância dos primeiros anos de vida de uma criança, e que é nesse período que a formação das conexões cerebrais é mais propícia, a leitura será aliada nessa fase da vida da criança, sendo estímulo para o aumento das conexões cerebrais. A leitura deve ser inserida na vida dessa criança desde a gestação.

A Sociedade Brasileira de Pediatria, com base nesses estudos está lançando a campanha Receite um Livro, com o objetivo de aumentar as conexões cerebrais infantis através das leituras. Essa prática já é feita no exterior, e agora está sendo difundida no Brasil. A campanha indica a leitura para criança de 0 a 6 anos, como forma de promover o desenvolvimento integral infantil.

Para facilitar essa prática para os pediatras, a Sociedade Brasileira de Pediatria, distribuirá uma publicação: “Receite um Livro: Fortalecendo o Desenvolvimento e o Vínculo”, que contará com dados científicos, e com toda a orientação de como incluir a leitura na prática cliínica, além de receberem um kit de livros infantis.

Essa campanha é uma pareceria da Sociedade Brasileira de Pediatria Fundação Itaú Social e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Essa campanha é importante, além de trazer benefícios clínicos, é uma forma de aproximar cada vez mais a família. E, como consequência, formar mais cidadãos leitores, e que, por consequência, passam a diante o amor pelos livros.

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.