Projeto pretende digitalizar acervo de bibliotecas italianas

Ministério da Cultura da Itália apresentou ao governo italiano um projeto de um programa que visa digitalizar todos os acervos das bibliotecas do país. O projeto custara certa de 2 milhões de euros para os cofres públicos, porém visa agregar valor econômico e comercial a todo o patrimônio nas redes sociais.

Em coletiva de imprensa Dario Franceschini, ministro da Cultura conta que: “No país, há 101 arquivos e 46 bibliotecas, além de outras coleções. Monumento a monumento, peça a peça, temos o censo e as fotografias de toda nossa história”.

O ministro aproveitou para falar sobre o próximo encontro do “G7 da Cultura”, que acontecerá na cidade italiana de Florença, nos dias 30 e 31 de março. Franceschini acredita que através deste primeiro projeto na Itália, o formato do G7-Cultura será confirmado também para outras reuniões do grupo.

Na reunião do G7 participarão os ministros da Cultura e representantes dos grandes órgãos internacionais. “Vamos propor um documento conjunto sobre os grandes temas da cultura como um instrumento de diálogo. Também vamos abordar a questão do compromisso da comunidade internacional para recuperar e preservar os bens que são patrimônios da humanidade dos conflitos e do terrorismo, além de combater o tráfico ilegal de bens culturais” afirma Franceschini.

A digitalização de bibliotecas não é assunto novo, com a era da internet foi uma forma que o governo encontrou de aproximar leitores de seus acervos. O Brasil conta com bibliotecas digitalizadas como Biblioteca Brasiliana Guita e Biblioteca Prof. Rubens Costa Romanelli.

Fonte:Istoé

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.