Programa Bibliotecas Rurais pretende implantar 800 novas bibliotecas em 2017

Em entrevista a coordenadora geral de Gestão Social e Articulação de Políticas Públicas (CGPP) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Thais Voltolini falou sobre a proposta de ampliação do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras que existe no Brasil desde 2003.

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e tem como objetivo o incentivo a leitura, dando acesso à informação e ao livro como medida para redução das desigualdades sociais no meio rural. Com 14 anos de existência já são mais de dez mil bibliotecas rurais implantadas em 2.308 municípios.

A meta do projeto para 2017 é implementar 800 novas bibliotecas rurais em todo o Brasil com amplo acervo, dando acesso a livros de áreas técnicas, didáticas, acervos literários, folhetos explicativos voltados para temas relacionados ao meio rural e as demais áreas do conhecimento. As doações dos livros são feitas por parcerias com o programa e pelas comunidades, o programa conta com uma rede de parcerias nas esferas governamentais, não governamentais e sociedade civil, para confecção de móveis arca e doação de acervos bibliográficos.

Em 2016 foram mais de 300 bibliotecas instaladas. “Queremos usar as estruturas das Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário (DFDAs) para aproximar dos municípios e vermos de fato qual a necessidade das comunidades”, explica Thais.

O proposito do programa é contribuir para que a população rural no Brasil tenha mais acesso ao livro, estimulando à leitura no meio rural, democratizando a leitura.

FonteBrasil Rural

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.