Por Givanilda Maria – Bibliotecária CRB 8/9619

Um dos prêmios mais esperados do ano para a área de literatura, o prêmio Jabuti foi criado em 1958. Diferente de outros prêmios, ele abrange todas as áreas que estão envolvidas na criação e produção de um livro.

Ou seja, editores, escritores, escritores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers, podem se inscrever para concorrer ao prêmio na categoria que se enquadra. No ato da inscrição é cobrada uma taxa, seguindo alguns critérios. Como prêmio, o primeiro lugar de cada categoria (1-27), recebe além do troféu, um valor em dinheiro.

A escolha é feita por um grupo composto por profissionais amplamente qualificados e com bagagem em suas respectivas áreas de atuação que faz a análise das obras.

A contagem dos votos é feita em sessões abertas ao público e dividida em duas etapas. Na primeira sessão pública, são selecionadas as 10 melhores obras em todas as 27 categorias. Na segunda seção, se define os três primeiros lugares de cada categoria.

Com a lista dos finalistas, na cerimônia de entrega da estatueta, são revelados os ganhadores. Os livros são escolhidos pelo voto dos jurados e profissionais do mercado editorial.

A lista dos ganhadores desse ano já esta disponível no site: http://premiojabuti.com.br/ Nesse site também é possível ver os ganhadores dos anos anteriores, é uma boa fonte de indicação para o acervo da sua biblioteca.

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.