Prêmio Jabuti 2016

Por Givanilda Maria – Bibliotecária CRB 8/9619

 

Começaram nesta segunda-feira, dia 16, as inscrições para um dos mais esperados prêmios do ano para a área de Literatura, o Prêmio Jabuti. Na quinta-feira (19), um evento vai marcar o lançamento oficial do Prêmio Jabuti 2016, que está na sua 58º edição.

O Prêmio Jabuti foi criado em 1958. Diferente de outros prêmios, ele abrange todas as áreas que estão envolvidas na criação e produção de um livro. Ou seja, editores, escritores, escritores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers, podem se inscrever para concorrer ao prêmio na categoria que se enquadra.

No ato da inscrição é cobrada uma taxa, seguindo alguns critérios. Como prêmio, o primeiro lugar de cada categoria (1-27) receberá, além do troféu, um valor em dinheiro.

A escolha é feita por um grupo composto por profissionais amplamente qualificados e com bagagem em suas respectivas áreas de atuação, que faz a análise das obras. Entre as categorias, temos de melhor capa, adaptação, literatura infantojuvenil, biografia, direito, projeto gráfico, entre outras.

A contagem dos votos é feita em sessões abertas ao público e dividida em duas etapas. Na primeira sessão pública, são selecionadas as 10 melhores obras em todas as 27 categorias. A segunda sessão se define aos três primeiros lugares de cada categoria.

Com a lista dos ganhadores, na cerimônia de entrega da estatueta, são revelados os ganhadores. Os livros são escolhidos pelo voto dos jurados e profissionais do mercado editorial.

Não deixem de divulgar esse evento, que prestigia todas as áreas que estão envolvidas na produção de nossos livros. No site, http://premiojabuti.com.br/ é possível ver todos os ganhadores dos anos anteriores.

Veja o depoimento de Roger Mello, que foi vencedor oito vezes do Prêmio Jabuti, na categoria literatura infantil.

“Tive a felicidade imensa de receber oito vezes o Prêmio Jabuti! Um prêmio que sempre me instigou, desde criança. Foi um incentivo vigoroso e persistente como o próprio bicho jabuti que enche de nuances as histórias brasileiras. Viva o Prêmio Jabuti!”

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.