Por Givanilda Maria – Bibliotecária CRB 8/9619

A sinalização tem por objetivo permitir com a ajuda de um conjunto de sinais e mensagens, que sirva para que o usuário busque e encontre à informação que necessita, ou mesmo que identifique a função de cada setor da biblioteca.

O sistema de sinalização serve para identificar e localizar o acervo da biblioteca, orientar para o acesso aos recursos humanos e informacionais, melhorar a acessibilidade, identificar recursos, áreas de serviços, acomodações, segurança, notificar mudanças ou condições temporárias.
A sinalização sendo eficaz vai servir para guiar o usuário, antes da busca pela informação, sem perda de tempo e tornando – os mais independentes.

As principais informações referentes à sinalização que são importantes para o usuário são a sinalização do acervo, sinalização dos setores e serviços e a sinalização institucional.

Podemos afirmar que a organização da biblioteca está voltada inteiramente para alternativas de tornar acessíveis e disponíveis todos os serviços e produtos que oferece ao usuário.

A biblioteca oferece produtos e serviços por isso uma boa sinalização está relacionada com a forma de dispor do espaço físico, no sentido de tornar o ambiente atrativo, acolhedor e conveniente para o usuário. A maneira de apresentar esses produtos e serviços contribui diretamente em cativar esses usuários.

O bibliotecário deve pensar na sinalização, com base no percurso que o usuário faz na biblioteca. Alguns elementos devem ser levados em conta quando falamos de sinalização. São eles a Tipografia, pictograma, diagrama e as cores que serão utilizadas.

Lembrando que cada espaço é único e que antes de sinalizar é importante fazer um mapeamento da sua biblioteca, e sempre pensando no usuário e no fácil acesso as informações.

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.