O inusitado que deu certo!

Tanto estudamos e seguimos padrões para chegarmos ao melhor resultado possível em nossos trabalhos e na vida pessoal, mas com simplicidade, necessidade e criatividade muitas cidades e comunidades conseguem, apenas com aquele “feeling”, aquele instinto natural, projetar, criar e fazer funcionar uma biblioteca que dá prazer a quem precisa.

Na cidade de Magdeburg, onde havia alto desemprego e imóveis desocupados, na Alemanha, a população precisava de uma biblioteca e a construiu por conta própria com mil caixas recicladas de cerveja. Claro que a construção só durou dois dias! Mas um escritório da arquitetura ajudou-os e fez o imóvel com blocos de concreto. A população teve o apoio do governo depois de saberem que haviam coletado mais de 20 mil volumes. A biblioteca hoje possui até espaço para teatro a céu aberto, para leituras, apresentações cênicas em geral e música. Tudo funciona sem carteirinha, sem multa, sem limite de empréstimos e tudo disponível 24 horas por dia. Chamam tal modelo de administração como “biblioteca de confiança”.

Será que esse exemplo funcionaria numa biblioteca universitária? Talvez um pouco mais rígido? Somente com alguns volumes, periódicos? Loucura? Impossível? Só tentando pra saber, adaptando ou criando o seu modelo – com bom senso, é claro!

Que tal olhar ao seu redor e verificar instintivamente se algo poderia ser melhorado? Claro que depois haverá todo um planejamento para a concretização, afinal, a sua biblioteca já é conhecida e reconhecida no seu meio, mas tentar o inusitado pode gerar bons frutos!
Aproveite! Bons trabalhos!

 

Por Silvana Rosental

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.