Novo ano, novos desafios

Aproveitar as festas e as férias escolares para “aquele” descanso mental é uma das melhores coisas para renovar as forças, buscar novas inspirações e ter novas ideias. Mas também temos de lembrar que o bibliotecário escolar ou universitário, terá o imenso desafio de angariar para o seu recinto, os novos alunos e de reconquistar os demais que retornam às aulas com o desânimo matinal de uma segunda-feira chuvosa. Dura missão, porém totalmente possível! Tudo dependerá do seu fôlego renovado.

Que tal memorizar e fazer de tudo para ser um ótimo(a) profissional, atualizado, conhecedor das novas tecnologias (internet, digitalizações, redes sociais, pesquisas na rede, utilização do sistema da sua biblioteca, backup’s dos arquivos, guarda de materiais, obras, catalogação e tudo o mais que você tem certeza que deva fazer parte do cotidiano de um bibliotecário? Você, mais do que ninguém, sabe que a leitura é a base para aprender tudo isso. Leia muito, planeje um tempo na sua agenda para sua constante atualização, procure cursos – de extensão, pós, mestrado, doutorado etc. – fique por dentro do que acontece na empresa em que trabalha (escola, faculdade, universidade etc.) e, ainda, antenado(a) na necessidade dos seus clientes.

E mais, o profissional de biblioteca escolar é, em potencial, um educador – orienta sobre outras obras concatenadas ao pedido do aluno, mostra novidades, incita à leitura, traz à tona as atualidades que qualquer aluno bem preparado deva conhecer, mas, primordialmente, desenvolvendo o hábito da leitura em seus usuários, tornando-os cidadãos críticos e participativos no meio em que vivem, aprendem e trabalham. Além de, nos últimos tempos, tornarem-se mediadores da inclusão digital , encantadores de alunos que serão mais interativos, criativos e dinâmicos, com um aprender prazeroso, possibilitando que o aluno sinta-se capaz de produzir, de criar, de construir.

Imagino que já esteja “maquinando” os novos projetos para 2015… Então, espaireça, observe muito, seja curioso(a) e volte ao trabalho com todas as forças que um 2015 merece! Ótimo trabalho e um ano de muitas realizações!

Por Silvana Rosental

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.