Mês do Incentivo a Leitura.

O mês de setembro está chegando ao fim, e vem chegando o mês de incentivo à leitura. Outubro é um mês com muitas datas especiais, se comemora no dia 12 o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida e marca as comemorações do Dia Nacional da Leitura, instituído através da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009. Além de todas essas datas importantes Outubro também e o mês internacional das bibliotecas escolares, e o Dia Nacional do Livro é outra data comemorada anualmente em outubro, mais especificamente no dia 29.

A biblioteca escolar tem um papel importante nesse caminho rumo à leitura, os alunos desde cedo devem ter contato com esse ambiente e com os livros. Sabemos que nem todas as escolas tem uma biblioteca, e as que têm precisam se alinhar com o corpo docente, para plantar dentro dos seus alunos, a semente da leitura.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, a partir dos seus objetivos, dos seus conhecimentos sobre o assunto, entre outras coisas. Pronto, um mundo de infinitas possibilidades se abriu, a cada leitura, se faz uma viagem, se aprende algo, se conhece um personagem diferente, uma historia real, seres imaginários, de outros planetas. No incentivo à leitura vale facilitar o acesso da comunidade que a biblioteca atende, seja na indicação de um livro, na ajuda a uma pesquisa mais técnica, ou mesmo nas rodas leituras, que são mais comuns nas escolas, essa deve ser o objetivo do Bibliotecário.
Dados do Censo Escolar 2016, disponibilizados pela plataforma QEdu, mostram que, do total de 183.743 escolas, 66.873 escolas possuem biblioteca, o que equivale a 36%. Outras 44.150 unidades (24%) alegam possuir sala para leitura, e nem sempre contam com um profissional bibliotecário.

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.
Mario Quintana

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.