A palavra Folclore vem de dois termos em inglês: Folk e lore, que o significado é povo e conhecimento. O termo folclore foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thomas, em medos do século XIX, e usado pela primeira vez no dia 22 de Agosto de 1885, num artigo publicado na revista The Athenaeu, e aplicou o termo fazendo referencia aos costumes, lendas, superstições dos tempos antigos.

O termo folclore como com conhecemos hoje no Brasil começou a ser usado na década 1930, quando a língua portuguesa sofreu uma reforma.

O folclore brasileiro é muito rico tem uma grande diversidade, é comemorada no dia 22 de Agosto, essa data foi instituído em 1965 através do decreto federal nº 56.747/65, assinado pelo presidente Humberto Castelo Branco.

Além dos mitos e lendas, o folclore brasileiro tem também como representação folclórica dança comidas regionais, musica regionais, encenações, brincadeiras, jogos infantis, ditados populares, tradições e crenças. São tradições do norte ao sul do Brasil.

Algumas lendas são famosas, uma delas é a do  saci-pererê que é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

E quem não conhece a do Boto, surgiu na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Com esse grande diversidade é possível fazer muitas atividades culturais nas Bibliotecas.

Fonte: http://www.infoescola.com/folclore/folclore-sobre-a-etimologia/
             http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.