Luís da Câmara Cascudo

No mês do Folclore, não podemos esquecer-nos de falar dele Câmara Cascudo o mais importante pesquisador da etnografia e do folclore brasileiro. Nascido em Natal, RN no dia 30 de Dezembro de 1898, foi um folclorista, historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. De posse de um jornal dado pelo pai, com nome A Imprensa ele escrevia numa coluna chamada de “Bric-A-Brac”, onde escrevia sobre gente e a cena cultural de Natal. Também colaborou com vários outros jornais de capitais brasileiras.

No ano de 1921 teve o seu primeiro livro editado, com o titulo “Alma Patrícia”, seguindo esse “Joio”, “Histórias que o tempo leva”, e a obra que o tornaria famoso no campo de estudo do folclore “Vaqueiros e Cantadores” de 1939. Em meados de 1954 lança sua obra mais importante no campo do folclore, o “Dicionário do Folclore Brasileiro”, que virou referencia mundial. Outros livros de sua autoria e que o tornam uma autoridade no estudo do folclore e etnografia brasileira, foram “Rede de Dormir”, de 1959, “História da Alimentação no Brasil”, de 1967, e “Nomes da Terra”, de 1968, “Civilização e cultura” de 1973. Publicou depois, entre outros, “Geografia dos Mitos Brasileiros”, com o qual recebeu o prêmio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras.

Fundador da Sociedade Brasileira de Folclore propõe uma teoria para a Cultura popular, além de estabelecer um elaborado estudo sobre a literatura oral no Brasil, valorizando-a. Ao todo, é autor de 31 livros. Câmara Cascudo trabalhou até seus últimos anos e foi agraciado com dezenas de honrarias e prêmios, teve até mesmo sua imagem estampada na cédula de 50 mil cruzeiros, lançada em 1991, após a sua morte. Faleceu na mesma cidade em que nasceu Natal, aos 87 anos.

Fonte: http://www.infoescola.com/biografias/luis-da-camara-cascudo/

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.