Leitura, vamos incentivar?

A capacidade de ler é essencial à realização pessoal, pois o leitor interage com o texto relacionando-se com o mesmo, tornando-se um sujeito conhecedor e crítico, propiciando a ampliação do seu universo cultural. Mas para chegar nesse nível de aproximação com a leitura, ela deve ser incentivada desde a barriga da mãe, esse cuidado em ler para o bebê, faz muita diferença. E, a partir daí, não parar mais de incentivar e aproximar a criança nesse universo da leitura. Os pais têm papel muito importante nesse incentivo. Uma criança que tem esse exemplo em casa, é provável que também seja um leitor.

A escola também tem um papel importante nesse caminho rumo à leitura, os alunos desde cedo devem ter contato com os livros. Sabemos que nem todas as escolas têm uma biblioteca, e as que têm precisam se alinhar com o corpo docente, para plantar dentro dos seus alunos, a semente da leitura.

A biblioteca tem também a sua parcela de reponsabilidade no incentivo à leitura, sempre aproximar os leitores dos livros, pensar em ações que despertem a curiosidade na comunidade que a sua biblioteca atente. Sempre se renovando, pensando nas novas mídias, disponibilizando e facilitando esse acesso.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, a partir dos seus objetivos, dos seus conhecimentos sobre o assunto, entre outras coisas.

Pronto! Um mundo de infinitas possibilidades se abriu, a cada leitura, se faz uma viagem, se aprende algo, se conhece um personagem diferente, uma história real, seres imaginários, de outros planetas.

O incentivo à leitura, facilitar o acesso da comunidade, seja na indicação de um livro, artigo, numa pesquisa mais técnica, ou mesmo nas rodas de leituras, que são mais comuns nas escolas, essa deve ser o objetivo do Bibliotecário.

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.
Carlos Drummond de Andrade

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.