Indicação de leitura: Alice no país das maravilhas

Por Givanilda Maria – Bibliotecária CRB 8/9619

Essa história escrita há 150 anos por Lewis Carroll, (Daresbury, 27 de Janeiro de 1832 — Guildford, 14 de Janeiro de 1898). Lewis foi um romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford.

Mencionou uma história com a personagem Alice no ano de 1862, num passeio de barco no rio Tâmisa, com uma amiga de nome Alice, que na época tinha 10 anos. Em 1864 ele escreveu a história, a pedido da Alice da vida real. Com alguns problemas enfrentados, e algumas alterações feita na história, na segunda tiragem do livro, ele esgotou, e se tornou o sucesso, que conhecemos hoje.

Esse livro foi uma virada na literatura infantil no século 19. Até então, os livros que eram direcionados a esse público em especial, tinham foco na educação moral, mas essa história foi escrita para que a criança soltasse a imaginação.

O livro conta a história da menina Alice, que cai na toca do coelho, e vai para um mundo totalmente diferente do nosso, onde os animais falam, existe uma bebida que a faz crescer, um bolo que a faz ficar minúscula, e que a lógica lembra muito a dos sonhos, um mundo onde tudo é confuso. O Chapeleiro Maluco, o Gato Cheshire, a lagarta Azul, com seus conselhos, são alguns dos personagens marcantes dessa história. O livro possui uma continuação, Alice do outro lado do espelho. A história também possui adaptações que foram para o cinema.

Algumas frases marcantes de Alice no país das maravilhas:

“Ficou ali sentada, os olhos fechados, e quase acreditou estar no País das Maravilhas, embora soubesse que bastaria abri-los e tudo se transformaria em insípida realidade…”

“Ninguém jamais conquistou alguma coisa com lágrimas!”

“Você não deve viver a vida como outras pessoas esperam que você viva; tem que ser sua escolha, pois quando estiver lutando, você estará sozinho…”

“Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos.”

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.