FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

Com sede na cidade do Rio de Janeiro, sem fins lucrativos, a FNLIJ foi criada em 23 de Maio de 1968. A FNLIJ, é a seção brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY.

Com uma missão clara de divulgar livros de qualidade para crianças e jovens, contribuindo com a melhora da educação, e sendo uma aliada de força na formação leitora, dos professores, bibliotecários e dos pais.

Essas são algumas ações promovidas pela FNLIJ, Concurso Paz e Terra em 1972, Concurso Literário FNLIJ 30 Anos, Concurso Leia Comigo em 2002 e Concurso FNLIJ 35 Anos realizado em 2003.

Participa também de atividades, concursos e prêmios internacionais, Prêmio Hans Christian Andersen do IBBY – o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil, Prêmio HCA, Prêmio IBBY-ASAHI, Bienal de Ilustrações da Bratislava – BIB – Eslováquia, Feira do Livro Infantil de Bolonha – Itália. As ações deram frutos, muitos prêmios, Medalha e Diploma de Menção Honrosa do Prêmio de Alfabetização da UNESCO em 1984, pelo projeto Ciranda de Livros, Plaqueta de Honra da Bienal de Ilustrações de Bratislava, Eslováquia, em 198, Prêmio Estácio de Sá de Literatura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 1989 e 2000, Prêmio Melhor Acontecimento Cultural de Literatura Infantil de 1994 da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA pelo O Livro para Crianças no Brasil, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro – CBL, preparado para a Feira de Frankfurt, em 1994, quando o Brasil foi o país homenageado, Prêmio Jabuti 1997 – Amigo do Livro da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.

Essas são as instituições que se uniram em 1968, para a criação da PNLIJ, Associação Brasileira de Educação – ABE, Associação Brasileira do Livro – ABL, Câmara Brasileira do Livro – CBL, Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro – SIGRAF, Sindicato Nacional dos Editores de Livros – SNEL, União Brasileira de Escritores – UBE. Pra se manter a instituição conta com o apoio de empresas e pessoas físicas, que formam o quadro de mantenedores.

Pra saber mais sobre o PNLIJ, acesse o site www.fnlij.org.br/site

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.