Estudantes criam aplicativo para bibliotecas comunitárias

Os amigos Tairon Coelho, 21 anos, Yasmin Wink, 20, e Guilherme Donada, 21, se uniram e criaram o Mapa da Leitura, um aplicativo voltado à conexão entre bibliotecas comunitárias, voluntários e leitores.

O aplicativo é gratuito e colaborativo. As bibliotecas têm autonomia para se cadastrarem e gerenciarem seus perfis, assim como participam da sua construção através do menu de sugestões. “A gente fez uma pesquisa com as bibliotecas para saber quais eram as maiores dificuldades delas. E a grande necessidade é a de políticas públicas”, comenta Yasmin. Em quase três meses do lançamento, cerca de 92 espaços de leitura comunitários, em 14 estados, foram cadastrados na plataforma.

O sistema do aplicativo é totalmente gratuito e colaborativo. As bibliotecas participantes tem total autonomia para se cadastrarem e gerenciarem seus perfis. Ao se inscrever o usuário torna-se um leitor e, assim, pode seguir uma biblioteca, e passa a receber notificações sobre a agenda daquele local.
“As bibliotecas criam muitos eventos em seus espaços, como rodas de leitura, de música, mediação de leitura, entre outras”, explica Guilherme.

O projeto foi custeado pelo dinheiro recebido em evento de São Paulo, no edital do Campus Mobile 2017. Em janeiro o trio apresentou o protótipo funcional do aplicativo, nesta apresentação receberam R$ 1,8 mil para investimentos.

FonteUol

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.