Por Givanilda Maria – Bibliotecária CRB 8/9619
O tempo avança e as mudanças são inevitáveis, na área tecnológica então, esse avanço foi ainda maior.

Esse grande boom da tecnologia chegou também no universo do livro impresso, hoje já é possível ler um livro na tela do seu smatphone. Pois é, falou em livro, logo vem à mente as bibliotecas, e as teorias que o livro impresso não será mais usado. Isso ainda não aconteceu, existe lugar para o livro impresso e para os e-books.

Termo de origem inglesa, o e-book, é uma abreviação de Eletronic Book (livro eletrônico). Esse novo formato, possui o mesmo conteúdo do livro impresso. Esse modelo de livro possui as suas vantagens, a pessoa pode adquirir um livro em questão de segundos, a facilidade de transporte também é um grande atrativo, esse arquivos podem ser transportados em um pendrive, e é claro, preço também é outra vantagem. Infelizmente no Brasil, o preço do livro impresso ainda é alto.

Os arquivos variam muito, podem ser no formato de PDF, DOC, ODT, TXT e OPF, com esse grande número de formatos, já existem programas específicos para a leitura de e-books, softwares que são capazes de reconhecer cada um desses formatos e transformá-los em texto.

As bibliotecas não podem deixar de ter esse material no seu acervo, existem alguns e-books, que são de graça, mas também possuem muitos sites que vendem esse material. Não esquecendo que tudo o que se for adquirir para o seu acervo, deverá sempre fazer um estudo da demanda desse material e, ainda, verificar se a biblioteca possui estrutura para esse novo suporte. Depois desse diagnóstico e só selecionar os e-books, e comprá-los.

Bibliotecas rumo ao futuro.

  • reply Jaqueline ,

    Sou Bibliotecária e vejo que os e-books são a realidade atual que estão, aos poucos, roubando a cena dos impressos. As editoras e, claro, as bibliotecas devem adotar esse formato como o que prevalecerá em pouco tempo. E para ajudar os suportes de leitura também devem acompanhar as vantagens, sendo mais resistentes e duráveis.

    Deixe um comentário

     

    A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
    O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.