Digitalização x preservação da herança cultural

Já parou pra pensar como está o acervo digital da sua biblioteca? Foi feito um projeto a respeito? Qual o intuito dele? Estas são algumas das perguntas que temos de fazer a nós mesmos e, caso não tenhamos respostas concretas, procurarmos alcançá-las o mais breve possível, pois a cada milésimo de segundo, tudo está sendo mudado no mundo, nas tecnologias e em qualquer âmbito da vida.

Além do acervo digitalizado ser uma fonte viva e rapidamente renovada de recursos, também poderá ser um baú de preservação da herança cultural, seja da sua instituição, da cidade, estado, país, continente ou do mundo num todo. Então, vale a pena você pensar na amplitude, na delimitação que almeja para o seu acervo digitalizado. Quanto mais amplo, mais trabalhoso, porém mais útil para a humanidade, além de gerar empregos e novos horizontes.

Vislumbre no projeto que você quer que a pessoa que vá pesquisá-lo, encontre não apenas o que veio procurar, mas inúmeros links relacionados àquele tema, aumentando assim, a gama de assuntos que possa tratar no trabalho escolar, científico, serviço ou apenas pela curiosidade. Administrando dessa forma, o que foi digitalizado terá o assunto e as suas ramificações concentradas em um só lugar e, de preferência on-line, pois poderá ser acessado pelo mundo todo. Afinal, atravessar fronteiras, atualmente, é mais do que necessário para ser reconhecido e tornar-se uma fonte fidedigna e útil para todos.

Angarie um conteúdo de alta qualidade, que possa ser utilizado respeitando os direitos autorais, inclusive com informações a respeito (menção da fonte etc.) e, ainda, que reutilizem-no com a melhor criatividade possível.

Garanta o máximo de informações digitalizadas e com a melhor organização possível, procurando orientação com tecnólogos a respeito de qual a melhor forma de guardar o seu material para que ele consiga ser visto sempre.

Ficou com vontade de ampliar seu acervo digital? Comece já e bons trabalhos!

Por Silvana Rosental

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.