Classificação Decimal Universal – CDU

CDU é um dos sistemas de classificação mais utilizados internacionalmente para a indexação e recuperação por assunto em sistemas de informação bibliográfica. Concebida por Paul Otlet e Henri La Fontaine, a partir da classificação decimal de Melvil Dewey, a CDU teve a sua primeira edição, em francês, publicada entre 1904 e 1907. Desde então, o sistema foi ampla e continuamente revisto e desenvolvido, no âmbito da FID – Fédération Internationale de Documentation, até 1992, data em que foi formado um consórcio de editores – o UDC Consortium, sedeado em Haia, para o qual passou essa responsabilidade e que é, atualmente, o gestor e detentor do copyright do sistema.

É uma classificação decimal dado que a totalidade dos conhecimentos é dividida em 10 classes, que se subdividem de novo, do geral para o específico. Cada conceito é traduzido por uma notação numérica ou alfanumérica. É composta por uma tabela principal de matérias, que enumera hierarquicamente o conhecimento, nas referidas 10 classes.  Cada classe principal subdivide-se  em subclasses que por sua vez também se subdividem em áreas cada vez mais especializadas.  As tabelas auxiliares, que representam não assuntos, mas formas de especificá-los (por lugar, tempo, forma, língua, etc.), flexibilizando muito mais a representação dos conceitos. Também tem um índice que lista alfabeticamente os conceitos. A cada conceito corresponde uma notação que serve de guia na consulta da tabela principal, para mais fácil e rapidamente se localizar a notação adequada ao assunto que se pretende pesquisar. Em Portugal, o uso deste sistema de classificação é generalizado, tanto nas Bibliotecas Universitárias, como nas Bibliotecas Públicas e Escolares.

 

Fonte: http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid=546
http://www.sdum.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=73&lang=pt-PT

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.