Por Givanilda Maria – Bibliotecária CRB 8/9619

“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.”

Com essa frase forte, o SAB dessa semana irá lembrar uma autora que escreveu inúmeras obras literárias, mas com um grande diferencial de outros autores, escreveu sobre sentimentos ligados aos acontecimentos da vida.

A sua história começa numa cidade chamada Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de Dezembro de 1920. Dois anos depois de nascida mudou-se com a família para o Brasil, atracando em Maceió, onde alguns familiares já moravam. Com nove anos perdeu a sua mãe. Uma garota muito esperta, estudou inglês, francês, e muito nova já estava alfabetizada, estudou no colégio público, o Ginásio Pernambucano.

Mudou com o pai e as suas irmãs a procura de uma vida melhor, para a cidade do Rio de Janeiro, morando no bairro da Tijuca, estudou no Colégio Silva Jardim, e nessa época era figura conhecida na Biblioteca.

Aos 19 anos publicou seu primeiro conto “Triunfo”, formada em Direito casou-se com um amigo da faculdade, Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos. Mudou-se do Brasil, para acompanhar o marido Diplomata, morando na Inglaterra, Estados Unidos e Suíça. Após a separação, retorna ao Brasil junto com os filhos, mais precisamente ao Rio de Janeiro.

Nesse retorno começa a trabalhar no Jornal Correio da Manhã, escrevendo na coluna “Só para Mulheres”, e o seu livro “Laços de família”, ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. No ano de 1977 escreveu o seu último livro, “A hora da estrela”, que foi adaptado para o cinema, e que conta a história de Macabéa, moça do interior que busca sobreviver na cidade grande. Nesse mesmo ano um dia antes de completar 57 anos, Clarice veio a falecer.

Vamos nos deliciar, conhecer e divulgar a obra dessa autora!

“Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.” Clarice Lispector.

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.