Cinco bairros de Minas Gerais receberão novas bibliotecas

Os municípios de Córrego Danta, Formiga, Congonhas, Belo Vale e Jaboticatubas em Minas Gerais irão receber novas bibliotecas, os municípios foram selecionados através do Edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais 2016.

O projeto é da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais e custará cerca de R$ 50 mil em recursos por unidade. Cada biblioteca contará com mil itens no acervo, entre livros, livros em braile, CDs, DVDs e audiolivros. O objetivo do projeto é democratizar o acesso à informação e incentivo à leitura, além do desenvolvimento social e humano.

Maria Aparecida de Matos, secretária municipal cultura comenta: “A reativação da Biblioteca Municipal, criada em 1968, terá um valor inestimável para os cidadãos, já que o equipamento cultural incentivará o acesso e hábito à leitura na formação das atuais e futuras gerações. Estamos na expectativa, agora, de planejar o recebimento dos recursos e articular a novidade com as escolas locais para movimentar o novo lugar de leitura e cultura”.

A biblioteca de Córrego Danta estava fechada há mais de 20 anos e foi o primeiro projeto a ser colocado no edital, após avaliação foi decidido que a biblioteca será reativada. Em Formiga o recurso será destinado para a instalação da primeira biblioteca do distrito de Pontevila, situado em zona rural. Para Heloisa Silva Sousa Pinheiro, supervisora de Bibliotecas Públicas do Município: “A comunidade é bastante carente em equipamentos culturais e a Biblioteca Municipal vem suprir um pouco essa lacuna. Estou certa de que o novo espaço terá um papel fundamental na disseminação de literatura e cultura na região”.
Fonte:  G1 

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.