Por Silvana Rosental

Os bibliotecários procuram sempre manter os livros da sua biblioteca fora das intempéries do tempo (umidade, calor excessivo, poeira, fungos, entre outros). Mas sabem que um dia chegará a hora do triste descarte de obras por inúmeros motivos, seja porque têm agentes causadores de males para a saúde dos leitores, ou por estarem danificados que pouco con-seguiriam transmitir informações e interesses a seu público.

Porém, no meio do material para descarte, sempre há aqueles que podem ser olhados com carinho e reaproveitados por futuros leitores vorazes, principalmente aqueles que não têm possibilidade de comprar livros, ou porque as bibliotecas são distantes das suas residên-cias.

Que tal agitar em sua biblioteca, ou próximo a sua residência, no caminho de casa, ou onde sinta que ali tenha necessidade de fornecimento de material para leitura, fazer algo simples como deixar uma pequena pilha de livros nos bancos da praça com uma plaquinha: – Retire um livro e faça uma boa leitura. Se quiser, pode deixar outro livro aqui para outras pessoas lerem.

Outra ideia é deixar num banco ou mesinha fora da biblioteca, a pilha de livros para doação, também com uma plaquinha explicando que aqueles podem ser levados e, caso queiram conhecer o acervo da biblioteca, basta entrarem que um bibliotecário dará todas as infor-mações sobre o funcionamento.

Assim como o carinho que temos pela nossa família e por nossa profissão, temos que pen-sar com carinho na talvez última oportunidade de um exemplar e encaminhá-lo para o seu final feliz e último suspiro de satisfação por estar formando um leitor ou um viajante do mundo da leitura.

Gostou das ideias? Coloque-as em prática e faça os seus projetos também! Ajude e forme novos leitores.

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.