Breve história das Bibliotecas

A palavra Biblioteca é de origem grega e significa “cofre de livros”, servia para a conservação dos livros, e também para abrigar todo o conhecimento e memória coletiva, registrada nos suportes materiais. Tida como um depósito de livros, aos quais nem todos tinham acesso, era um lugar místico que abrigava e aprisionava as informações.

Veio então à revolução industrial e, além de livros, as bibliotecas também começaram a abrigar os periódicos, e depois da Segunda Guerra Mundial, a grande explosão documental. Começaram as mudanças nas bibliotecas, que a partir de então começaram a lidar com os mais variados suportes. Com todas essas mudanças, as bibliotecas tiveram que se adequar, visto que a produção em massa de documentos refletiu diretamente nos serviços prestados a seus usuários.

A biblioteca então tomou outros rumos, abrindo seu acervo a todos que queiram se aventurar nos seus corredores e viajar para qualquer lugar absolutamente de graça. Não era mais um depósito de livros, esses estavam livres para os seus usuários. Nasceram às bibliotecas especializadas, seja ela especializada pelo conteúdo como, por exemplo, uma Biblioteca Médica, ou pelo suporte, como por exemplo, uma hemeroteca. Temos vários tipos de bibliotecas, as universitárias, comunitárias, públicas jurídica, públicas temáticas, centro de leituras, escolar, centro de referências, as bibliotecas virtuais. Enfim, são várias e cada uma com suas peculiaridades. Na área de biblioteconomia tem um leque enorme no que diz respeito a bibliotecas, dá para escolher em qual quer trabalhar, são muitas possibilidades, isso falando só em bibliotecas. Biblioteca é um espaço físico em que se guardam livros dispostos ordenadamente para estudo e consulta.

  • reply Ivani Rita Rosa da Silva ,

    Informação que dissemina conhecimento é de grande valia para cultura geral.

    • reply Ivani Rita Rosa da Silva ,

      Bem adequado e muito bom conteudo

      Deixe um comentário

       

      A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
      O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.