Brasil receberá Programa Iberbibliotecas

O Brasil foi o país escolhido para sediar o estágio do Programa Iberbibliotecas, que acontecerá em novembro na cidade de São Paulo. Serão escolhidos 27 bibliotecários pelos países e cidades membros do programa para fazer visitas e intercâmbios com instituições do setor durante o período de uma semana. Ao longo do Iberbibliotecas serão debatidos os seguintes temas: biblioteca para todos; biblioteca inclusiva e acessível; atendimento a diferentes públicos em situação de exclusão; e acessibilidade e desenho universal na área do livro, leitura e bibliotecas.

A escolha do país se deu por meio de proposta, ao todo foram cinco propostas que concorreram como sede do estágio por meio de votação e de prioridade a proposta brasileira foi a que recebeu mais votos.

O programa Iberbibliotecas é uma realização do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) responsável pelo fomento ao livro e à leitura na América Latina, no Caribe, em Portugal e na Espanha e está em sua segunda edição a primeira foi realizada em Medellín, na Colômbia. A participação dos bibliotecários será custeada pelo Iberbibliotecas ( e está limitada a três participantes por país ou cidade integrante do Programa.

Podem ser inscrever bibliotecários de bibliotecas públicas e comunitárias dos países e cidades integrantes do Iberbibliotecas – Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia). As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: iberbibliotecas@cerlalc.org.

Fonte: Cultura

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.