Biblioteca escolar e o incentivo à leitura

A escola é o primeiro local onde se tem contato direto com a leitura, a biblioteca escolar tem como principal função incentivar o habito de ler entre os alunos.

Em 2010 foi sancionada a lei 12.244, que obriga a implementação de bibliotecas escolar nas instituições de ensino públicas e privadas, o prazo de adequação à lei é até 2020. Será exigido: salas de leitura com acervo amplo e diversificado compostos por, no mínimo, um título para cada aluno.

A implementação da biblioteca escolas não garante que os alunos começarão a ler, ou que utilizarão o local. Para isso as instituições terão que transformar o local em um ambiente atrativo que faça com que o estudante queira estar lá e que sinta-se a vontade, com acervo atrativo, catalogação, integração com conteúdo digital e atividades de estímulo à leitura são imprescindível.

A lei das bibliotecas escolares deve fazer com que as instituições se apressem para se adequar as exigências contribuindo com que o primeiro contato com a leitura seja mais rápido e a incrementação de uma rotina literária mais eficiente.

A lei 12.244 é uma esperança para as bibliotecas brasileiras e para os bibliotecários, pois além do incentivo a leitura e apoio educacional gerarão empregos.

FonteRevista Educação

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.