Biblioteca e saúde no trabalho!

Estar bem com o seu corpo demanda uma série infindável de cuidados no dia a dia. Até mesmo parece ser algo difícil de conseguir, mas o que poucos sabem é que basta atentar para pequenos detalhes óbvios e colocá-los em prática para atingirmos o objetivo. Um desses pontos é reunir forças com os colegas para observarem o ambiente de trabalho – aquele local em que você passa a maioria das horas do seu dia e merece estar confortável para um bom desempenho e aumento da produtividade – e apontarem se tudo está Ergonomicamente (iluminação, ruído, temperatura, umidade) bem posicionado ou se, ainda, demandam melhorias. Por exemplo, o ambiente é claro o suficiente para o seu trabalho e para a leitura de todos (teto, paredes, pintura clara e bem iluminada com janelas)? Lembre-se de que um ambiente claro sempre traz mais tranquilidade e concentração. O piso abafa o barulho dos passos? Um piso ou carpete sintético poderá ajudá-los neste sentido. Como está o isolamento acústico em sua biblioteca? Revejam a vedação das janelas para que, em horários de grande movimentação externa (lanche, almoço, entrada, saída) não haja um aumento de ruídos para os seus leitores. A altura dos móveis pode ser adaptada às pessoas de diversas estaturas ou em algum momento tornam-se incômodas? Pés e braços retráteis nos móveis e cadeiras poderão ajudá-los. Os equipamentos de informática estão obsoletos; ainda condizem com a necessidade atual? Será que não está na hora de atualizá-los (hardware e software)? O programa de busca e indexação está atualizado e é bem utilizado pelos funcionários e usuários? O ambiente de estudo está num lugar longe de barulhos? O balcão de empréstimos, apesar da conversação, não interfere na concentração dos leitores? Ele está bem posicionado?

Depois do levantamento de todos esses tópicos, que tal fazer um projeto vislumbrando as necessidades urgentes e as que podem ser atendidas. E depois defina qual o tempo e investimento.

Então, uma ótima pesquisa e projeto! Boa semana e excelente desempenho!

Por Silvana Rosental

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.