Biblioteca e o meio ambiente

Em época de falta de água e consequente falta de energia elétrica, é obrigação de cada um de nós nos empenharmos em melhorias para o meio ambiente. Afinal, a velha e então, tão atual frase “a união faz a força” trará sim, a possibilidade de tornarmos o nosso planeta sustentável. Não precisamos ser gênios da automação industrial, da física ou ambientalista para observarmos ao nosso redor, nas mídias e nas comunidades, além das empresas, o que estão fazendo e que está surtindo efeito e também nos engajarmos nessa luta.

Dentro das bibliotecas o que mais temos, além dos atuais meios digitais, é o papel (revistas, folhetos, papéis de carta, papel branco, etc.). Papéis de todos os tipos que podem ser reciclados gerando uma redução no consumo de água e de energia utilizada na produção, além do corte de árvores, pois, em média, para cada 1 tonelada de aparas (papéis cortados usados na reciclagem) deixa-se de cortar de 15 a 20 árvores.

Papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros são tipos de papéis que podem ser reciclados e, normalmente, nas empresas já há um lugar reservado para tal descarte.
Comece agora o seu projeto de reciclagem de papéis, entre outros materiais. Reduza o consumo de papéis, por exemplo, imprimindo dos dois lados da folha ou usando o lado não utilizado como rascunho, até mesmo fazendo bloquinhos para tal fim. E, é claro, passe essa ideia para todos ao seu redor.

E lembre-se: com essa atitude você estará diminuindo o consumo de água, numa época de grande crise hídrica e ajudando a natureza.

O meio ambiente agradece!
Uma ótima semana e bons trabalhos!

Por Silvana Rosental

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.