Biblioteca do Vaticano promove “diplomacia do livro”

Após Sérvia, Cuba e Turquia a biblioteca Apostólica Vaticana deseja desenvolver novos acordos de cooperação cultural. Está sendo definida na agenda da Biblioteca Apostólica e Arquivo Secreto Vaticano uma mostra de manuscritos raros da última dinastia chinesa em Pequim, conservados na Biblioteca Vaticana, o arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja, o Arcebispo francês Jean-Louis Bruguès, realiza por estes meses profícuos contatos também com a Rússia e a Romênia.

A mostra intitulada “Os Romanoff e a Santa Sé”, tem como objetivo expor a dimensão diplomática desde Pedro II, o grande, até Nicolau II. Em dezembro de 2016, o Arquivo Nacional – que agora se encontra sob a responsabilidade direta do Chefe de Estado – organizará em Moscou uma mostra para manifestar a colaboração no passado e no presente entre o Arquivo da Santa Sé e o Arquivo Nacional russo.

O Arcebispo francês Jean-Louis Bruguès falou sobre a importância da diplomacia da cultura do livro Rádio Vaticano: “Podemos dizer que a diplomacia do livro é tão antiga quanto o próprio livro. Mas agora, no atual contexto político e também social, me parece que o livro é capaz de construir pontes, quando diversas atividades humanas fariam, isto sim, muros, obstáculos e divisões. Na minha opinião, o livro é a promessa de uma verdadeira fraternidade universal”.

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2017/02/27/biblioteca_apost%C3%B3lica_vaticana_promove_diplomacia_do_livro/1295417

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.