Bandeirinhas na Biblioteca

As festas juninas como conhecemos hoje, na verdade era uma festa pagã que se iniciou no período pré-gregoriano, onde se comemorava a fertilidade da terra. Com a evangelização da Europa na Idade Média, o ritual pagão foi incorporado ao calendário cristão e ganhou um cunho religioso. Isso ocorreu, basicamente, por dois motivos, facilitar a catequese dos pagãos e esvaziar ideologicamente suas comemorações.

No Brasil as festas juninas homenageiam três santos católicos, Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas. Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura.

Com uma grande variedade de manifestações por todo Brasil é uma festa bem colorida, cheia de bandeirinhas, por ser comemorada no inverno temos à famosa fogueira, as quadrilhas que tem origem francesa, as musicas típicas, simpatias, as brincadeiras e claro muita comida gostosa.

A biblioteca não pode ficar de fora, devem trazer a festa junina para o cotidiano, com muita alegria. E levar aos colaboradores a toda historia dessa festa. Não se esqueçam de tirar do acervo os livros que trazem esse tema, vale muito uma indicação de leitura.  Montar uma mesa com esses livros também e uma ótima ideia. Uma musica de fundo também não é ruim, Luiz Gonzaga que o diga.

 

São João Na Roça – Luiz Gonzaga

A fogueira ta queimando

Em homenagem a São João

O forró já começou

Vamos gente, rapa-pé nesse salão

Dança Joaquim com Zabé

Luiz com Yaiá

Dança Janjão com Raque

E eu com Sinhá

Traz a cachaça Mane!

Que eu quero ver

Quero ver paia avuar

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
  • reply Jaqueline ,

    O texto resumiu bem a história dessa festa que é patrimônio brasileiro.

    Muito bom!

    Deixe um comentário

     

    A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
    O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.