Acervo raro de literatura de cordel é disponibilizado na internet

A literatura de cordel, gênero literário é tradição no nordeste brasileiro, a Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB) criou o Cordel – Literatura Popular em Verso, acaba de criar um site que disponibiliza para consulta mais de 2 mil obras literárias de 21 cordelistas.

O projeto é da professora Ivone da Silva Ramos Maya, que teve a ideia de criar o site quando recebeu um material raro do cordelista Leandro Gomes de Barros, poeta famoso do gênero. O site reúne cordéis que já estavam em domínio público e os que foram autorizados pelos próprios autores ou por seus familiares, os cordéis são disponibilizados em suas versões originais.

Em entrevista Ivone da Silva Ramos Maya conta que tem planos para aumentar o acervo e comenta: “pretendo encaminhar uma proposta para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para que o cordel seja tombado como patrimônio da humanidade”.

O site conta também com 400 referências dentre artigos, livros, recortes, teses e dissertações, além de biografias dos autores e a bibliografia disponível na FCRB.

Confira o site: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/apresentacao.html

Fonte: Noticias Universia 

Deixe um comentário

 

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.