Vamos medir a produção cientifica

A cienciometria (também denominada cientometria) é um ramo da sociologia e da ciência da informação que procura estudar aspectos quantitativos da ciência e da produção científica, quer como uma disciplina quer como uma atividade econômica. Um dos principais pensadores a desenvolver a questão da cienciometria foi Derek de Solla Price.

Derek John de Solla Price (22 de janeiro de 1922 — 3 de setembro de 1983) foi um físico, historiador da ciência e cientista da informação, conhecido principalmente como o pai da cienciometria.  … Leia Mais

CC de ex-aluna de Biblioteconomia da FESPSP é premiado pelo CRB-8

Mariana Araujo Gomes receberá o prêmio Laura Russo no dia 28/11.

A FESPSP comemora mais uma conquista junto à comunidade acadêmica. Mariana Araujo Gomes, bibliotecária formada em 2014 na Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI-FESPSP), receberá no próximo dia 28 de novembro o XII Prêmio Paulista de Biblioteconomia Laura Russo, que neste ano de 2017 teve como tema “O legado profissional Bibliotecário: contribuição para a sociedade do conhecimento”.
Mariana desenvolveu a sua pesquisa … Leia Mais

Como organizar sua estante de livros

Leia Mais

Mês do incentivo a leitura

Outubro é um mês com muitas datas especiais, se comemora no dia 12 o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida e marca as comemorações do Dia Nacional da Leitura, instituído através da Lei nº 11.899, de 8 de Janeiro de 2009. Além de todas essas datas importantes Outubro também e o mês internacional das bibliotecas escolares, e o Dia Nacional do Livro é outra data comemorada anualmente em outubro, mais especificamente no dia 29.

A biblioteca escolar tem um papel importante nesse caminho rumo à leitura, os alunos desde cedo… Leia Mais

Classificação Decimal Universal – CDU

CDU é um dos sistemas de classificação mais utilizados internacionalmente para a indexação e recuperação por assunto em sistemas de informação bibliográfica. Concebida por Paul Otlet e Henri La Fontaine, a partir da classificação decimal de Melvil Dewey, a CDU teve a sua primeira edição, em francês, publicada entre 1904 e 1907. Desde então, o sistema foi ampla e continuamente revisto e desenvolvido, no âmbito da FID – Fédération Internationale de Documentation, até 1992, data em que foi formado um consórcio… Leia Mais

5 problemas em bibliotecas escolares e como resolvê-los

As bibliotecas escolares compartilham com os educadores a missão de fomentar nos alunos o gosto pela leitura, proporcionando a eles o acesso a uma formação integral. Quando bem estruturadas, as bibliotecas escolares assumem um papel estratégico dentro das instituições de ensino, sendo um local para o desenvolvimento da leitura, do pensamento crítico e do repertório cultural que fará parte de toda a trajetória do estudante.

Porém, para desempenhar esse importante papel, é preciso, primeiro, resolver os problemas… Leia Mais

Breve história das Bibliotecas

A palavra Biblioteca é de origem grega e significa “cofre de livros”, servia para a conservação dos livros, e também para abrigar todo o conhecimento e memória coletiva, registrada nos suportes materiais. Tida como um depósito de livros, aos quais nem todos tinham acesso, era um lugar místico que abrigava e aprisionava as informações.

Veio então à revolução industrial e, além de livros, as bibliotecas também começaram a abrigar os periódicos, e depois da Segunda Guerra Mundial, a grande explosão documental.… Leia Mais

Luís da Câmara Cascudo

No mês do Folclore, não podemos esquecer-nos de falar dele Câmara Cascudo o mais importante pesquisador da etnografia e do folclore brasileiro. Nascido em Natal, RN no dia 30 de Dezembro de 1898, foi um folclorista, historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. De posse de um jornal dado pelo pai, com nome A Imprensa ele escrevia numa coluna chamada de “Bric-A-Brac”, onde escrevia sobre gente e a cena cultural de Natal. Também colaborou com vários outros jornais de capitais brasileiras.

No ano de… Leia Mais

Cursos virtuais para bibliotecários – inscrições até 18 de agosto

O Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) recebe, até dia 18 de agosto, inscrições para cursos virtuais destinados a bibliotecários de unidades públicas e comunitárias. Esta é a terceira chamada este ano e oferece 255 vagas nos países integrantes do programa, incluindo o Brasil.

Os cursos, ministrados a partir de 11 de setembro, vão abordar cinco temas diferentes e são voltados exclusivamente a profissionais que tenham mais de um ano de experiência no setor.

Na programação, … Leia Mais

Mês do Folclore

A palavra Folclore vem de dois termos em inglês: Folk e lore, que o significado é povo e conhecimento. O termo folclore foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thomas, em medos do século XIX, e usado pela primeira vez no dia 22 de Agosto de 1885, num artigo publicado na revista The Athenaeu, e aplicou o termo fazendo referencia aos costumes, lendas, superstições dos tempos antigos.

O termo folclore como com conhecemos hoje no Brasil começou a ser usado na década 1930, quando a língua portuguesa sofreu uma reforma.

O folclore… Leia Mais

A distribuidora de livros Vértice Books atende Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, Colégios e Empresas com dedicação e profissionalismo buscando a satisfação das necessidades de seus clientes.
O objetivo do blog Vértice Books é levar informações aos bibliotecários com notícias da área de biblioteconomia e afins. Conheça também o SAB - Serviço de Apoio ao Bibliotecário: departamento de atendimento exclusivo às instituições de ensino superior.